top of page
  • Foto do escritorAida Munhos

Patrimônio do Tom Ford: como ele se tornou um dos estilistas mais ricos e famosos do mundo

Atualizado: 26 de dez. de 2023

Patrimônio: U$ 2 bilhões


Tom Ford é um dos nomes mais conhecidos e respeitados da moda mundial. Ele é um estilista, diretor, produtor e empresário que tem um patrimônio líquido de 2 bilhões de dólares. Neste artigo, você vai descobrir como ele começou sua carreira, como ele revolucionou a marca Gucci, como ele criou sua própria grife e como ele se aventurou no cinema. Você também vai saber como ele é um homem de estilo, bom gosto e elegância, que influencia milhões de pessoas com suas criações. Ele é Tom Ford, o rei da moda e do glamour!

Tom Ford usando óculos em evento

Início da carreira


Tom Ford nasceu no Texas, em 1961, em uma família de classe média. Ele se mudou para Nova York aos 17 anos, onde estudou história da arte na Universidade de Nova York. Ele também frequentou aulas de atuação e trabalhou como modelo e ator em comerciais de TV.


Mas foi na moda que Tom Ford encontrou sua verdadeira paixão. Ele se matriculou na Parsons School of Design, onde estudou arquitetura, mas também aprendeu sobre design de moda. Ele se formou em 1986 e conseguiu seu primeiro emprego na marca americana Cathy Hardwick, onde trabalhou como assistente de design.


Em 1988, ele se mudou para a Itália, onde foi contratado pela marca Perry Ellis. Lá, ele conheceu o estilista italiano Franco Moschino, que o encorajou a se candidatar a uma vaga na Gucci, uma das maiores grifes de luxo do mundo.


Aproveitando seu interesse por construção de riqueza, caso esteja procurando meios de financiar sua compra de imóvel, carro ou outros grandes investimentos, simule nesse link e marque uma conversa com especialista que te ajudará.


Revolução na Gucci


Em 1990, Tom Ford foi contratado pela Gucci como designer de roupas femininas. Na época, a marca estava em crise financeira e criativa, perdendo espaço para seus concorrentes. Tom Ford tinha a missão de revitalizar a imagem da Gucci e atrair novos clientes.


Ele começou a criar coleções ousadas, sensuais e sofisticadas, que misturavam elementos clássicos com referências modernas e culturais. Ele também apostou em campanhas publicitárias provocantes e polêmicas, que geravam muita repercussão na mídia e no público.


O resultado foi um sucesso estrondoso. As vendas da Gucci aumentaram de 230 milhões de dólares em 1994 para 3 bilhões de dólares em 2003. A marca se tornou uma das mais desejadas e influentes do mundo da moda, com lojas em mais de 70 países. Tom Ford foi promovido a diretor criativo da Gucci em 1994 e também assumiu o comando da Yves Saint Laurent, outra marca do grupo Gucci.


Tom Ford recebeu vários prêmios e reconhecimentos por seu trabalho na Gucci, como o CFDA Award de Estilista Internacional do Ano em 1995 e 2001, o VH1 Fashion Award de Estilista do Ano em 1996 e o British GQ Award de Homem do Ano em 2000.


Criação da própria grife


Em 2004, Tom Ford deixou a Gucci após desentendimentos com os acionistas da empresa. Ele decidiu criar sua própria grife, chamada simplesmente de Tom Ford. Ele se associou ao ex-presidente da Gucci, Domenico De Sole, e recebeu o apoio financeiro do grupo Estée Lauder.


A marca Tom Ford foi lançada em 2005, com uma linha de óculos escuros e uma linha de beleza masculina. Em 2006, ele abriu sua primeira loja em Nova York, onde começou a vender roupas masculinas sob medida. Em 2007, ele lançou sua primeira fragrância feminina, chamada Black Orchid. Em 2008, ele expandiu sua linha de roupas para o público feminino.


Hoje, a marca Tom Ford conta com mais de 100 lojas em todo o mundo e oferece produtos como roupas, sapatos, bolsas, joias, óculos escuros, perfumes e cosméticos. A marca é conhecida por seu estilo luxuoso, refinado e sexy, que combina o clássico com o contemporâneo. A marca também é famosa por vestir celebridades como Beyoncé, Jennifer Lopez, Brad Pitt, Daniel Craig e Michelle Obama.


Aventura no cinema


Além da moda, Tom Ford também tem uma paixão pelo cinema. Ele sempre sonhou em ser diretor de filmes e realizou seu desejo em 2009, quando estreou seu primeiro longa-metragem, chamado A Single Man. O filme é baseado no romance homônimo de Christopher Isherwood e conta a história de um professor universitário que perde seu companheiro em um acidente de carro.


O filme foi aclamado pela crítica e pelo público, recebendo várias indicações a prêmios, como o Oscar, o Globo de Ouro e o BAFTA. O filme também rendeu a Tom Ford o prêmio de Melhor Diretor Estreante no Festival de Veneza.


Em 2016, Tom Ford lançou seu segundo filme, chamado Nocturnal Animals. O filme é baseado no romance Tony and Susan, de Austin Wright, e conta a história de uma galerista que recebe um livro escrito por seu ex-marido, que narra uma história violenta e perturbadora.


O filme também foi elogiado pela crítica e pelo público, recebendo várias indicações a prêmios, como o Oscar, o Globo de Ouro e o BAFTA. O filme também rendeu a Tom Ford o prêmio de Grande Prêmio do Júri no Festival de Veneza.


Um homem de estilo, bom gosto e elegância


Tom Ford não é apenas um estilista e diretor de sucesso. Ele também é um homem de estilo, bom gosto e elegância, que influencia milhões de pessoas com suas criações. Ele é considerado um dos homens mais bem vestidos do mundo, sempre usando ternos impecáveis, camisas brancas e gravatas pretas. Ele também tem uma coleção de relógios, carros e casas de luxo.


Tom Ford é casado com o jornalista Richard Buckley desde 2014. Eles estão juntos desde 1986 e têm um filho chamado Alexander John Buckley Ford, nascido em 2012. Eles vivem entre Los Angeles, Londres e Santa Fé.


Tom Ford é um exemplo de que é possível ter sucesso em diferentes áreas da vida. Ele é um estilista, diretor, produtor e empresário que tem um patrimônio líquido de 2 bilhões de dólares. Ele é um homem de estilo, bom gosto e elegância, que influencia milhões de pessoas com suas criações. Ele é Tom Ford, o rei da moda e do glamour!


Saiba mais sobre a história da estrela fashion no vídeo abaixo.

10 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page